sexta-feira, dezembro 22, 2006

O visionário


Recebi uma e-mail da qual trago um excerto que acho ser bastante interessante.

Os antecedentes: no post “Nas caves do CDS” do dia 11 de Julho passado critiquei as palavras de Sampaio Nunes por ter ele definido o nuclear como escolha certa e segura a 100%.

Eis a réplica do Sr. X (não publico o verdadeiro nome visto não ter recebido explícita autorização):

Caro Max,
É só fazer uma pequena pesquisa pela Google para ver que o Eng. Sampaio Nunes está bem informado, e também encontrarás detalhadas as razões da sua certeza para com a segurança nuclear. Tenho pena que uma pessoa visionária em Portugal seja alvo de comentários medíocres como estes.

Seguem-se algumas apreciações negativas acerca do presente blog.

Caro Sr. X, segui a sua sugestão e li a biografia de Sampaio Nunes. Admito não ter ficado muito impressionado (já vi coisas melhores em Portugal), mas agora seja permitido replicar, não com palavras minhas mas do Sr. Carlo Rubbia:

“Nesta altura abre-se o grave problema da eliminação dos resíduos radioactivos. […] Estas vergonhas da energia nuclear são escondidas em profundezas subterrâneas ou marinhas. Não temos a mínima ideia do que poderia acontecer com as substâncias radioactivas já sepultadas e das que irão sê-lo. Livramo-nos dum problema passando-o como herança para as gerações futuras, pois estes resíduos irão ser activos por milénios. A segurança absoluta não existe nem nesta última fase do ciclo nuclear. Os cemitérios radioactivos podem ser violados por terramotos, bombardeamentos, sabotagem.[…] Podemos encontrar traços de césio, plutónio e de outros radioisótopos na fauna e na flora dos mares mais utilizados como cemitérios nucleares.”

Convido o Sr. X a uma pesquisa no Google para ler a biografia do Sr. Rubbia. Notará sem dúvida algumas diferenças, entre as quais o facto de Rubbia nunca ter sido Vice-Presidente da Santa Casa da Misericórdia; nem Membro da Assembleia Geral do INATEL; mas pode ser que o facto de ter obtido um prémio Nobel da Física possa compensar, pelo menos parcialmente, as ditas faltas.

Sempre o Google pode ser aproveitado para a procura de opiniões de outros físicos conceituados que, lamento, não têm as mesmas certezas de Sampaio Nunes.

Sabemos que Sampaio Nunes é sócio do grupo de investidores liderado por o Sr. Patrick Monteiro de Barros que quer instalar uma central nuclear em Portugal; mas temos também a certeza que os interesses privados nunca poderiam influenciar as afirmações dum político de tal tamanho.

Fica assim a dúvida acerca das fontes científicas que permitem ao dependente Sampaio (pois é disto que estamos a falar: um “visionário” cujo ordenado é pago com os nossos impostos) fazer afirmações que contradizem o pensamento da comunidade científica.

Tenho pena, pois num meu anterior post (”Portugal nuclear” do dia 13 de Junho de 2006) já tinha defendido o nuclear como solução a médio prazo para Portugal (que importa o 85% da energia consumida); um mal necessário. Mas apoiar o nuclear não significa ter o direito de fazer afirmações falsas; mesmo sendo na posse dum discreto curriculum vitae; mesmo sendo vice-presidente dum partido político; mesmo sendo um visionário.

Pelo menos segundo o meu ponto de vista.
web tracker