sexta-feira, novembro 17, 2006

Aborto?


Depois da longa pausa o blog torna em actividade.
E para já são boas notícias, pois parece que algo esteja a mudar neste País. Devagarinho, mas algo se mexe.

A começar pelo aborto.
Provavelmente os Portugueses terão que exprimir uma opinião acerca da interrupção voluntária de gravidez nos primeiros meses do próximo ano. E, segundo as sondagens, os votos a favor da despenalização representam a maioria.
Se as previsões forem confirmadas será um passo importante e aproximará Portugal à maioria dos Países onde a questão foi já tratada e resolvida (embora com nuances diferentes).
Será um passo talvez decisivo para eliminar a praga dos abortos efectuados na clandestinidade, sem condições de higiene e segurança, e as procissões para a vizinha Espanha (para quem tem meios, obviamente).

A única coisa que nos debates televisivos não é suficientemente realçada é o facto que a despenalização do aborto em si não resolve o problema de fundo.
Acho que ninguém gosta de abortar, logo é pouco verosímil que esta prática seja utilizada para o planeamento familiar.

Por isso seria preciso, além da despenalização, uma intervenção de carácter educativo: explicar as condições necessárias para ter sexo seguro. O que, doutro lado, ajudaria na prevenção das doenças transmitidas por via sexual. Sintomático é o facto que nos Países onde o aborto não é penalizado há alguns tempos as interrupções voluntárias de gravidez sejam em constante diminuição.

Esta é uma tarefa que pertence à escola também; os mais jovens deveriam ser preparados para enfrentar a maturidade sexual nas melhores condições, pois a vida não é feita só de matemática.
web tracker