sexta-feira, julho 14, 2006

O ovo e a galinha

Será melhor um ovo hoje ou uma galinha amanhã?
Resposta duma pessoa normal: a galinha amanhã.
Resposta dos sindicatos: a galinha hoje.

Segundo o último estudo da Eurostat, o salário mínimo português é o mais baixo das antiga EU a 15 membros. E, sabendo que também o salário médio não é grande coisa, seria lícito perguntar como é que, por exemplo, a General Motor da Azambuja vai fechar, como é que a Autoeuropa de Palmela tem que lutar para ficar aberta, como é que nos últimos dois anos dezenas de empresas fecharam as portas para sempre. Se o salário dos trabalhadores tem um peso assim pouco preponderante na economia das unidades produtivas, onde é que Portugal perde competitividade?

Estes os meus pensamentos.

Eis os pensamentos dos sindicatos (Público de hoje, secção “Economia”): “”Não há nenhuma razão económica para o salário mínimo nacional não ser aumentado” afirma o secretário geral da UGT.

Que o SMN seja coisa miserável é fora de questão, assim como o facto que deveria ser aumentado. Mas, em vez que cuidar da gripe, porque não tratar da pneumonia? Porque, por exemplo, não propôr planos, sensibilizar a opinião pública, movimentar trabalhadores para pôr um travão à hemorragia das empresas no País? Será melhor aumentar o SMN ou criar as condições para que um maior número de desempregados possam ter acesso a um vencimento, ainda que baixo?

A CGTP propôs há alguns meses elevar o SMN para 400 euros, segundo o exemplo espanhol. Não estamos a esquecer algo? Não será, por exemplo, que os nossos vizinhos ibéricos têm condições, ergo uma economia que funciona, para tomar estas medidas?
web tracker